O Rei Momo e soberanas receberam a chave da cidade na abertura do Carnaval

23/01/2012 09:36

 

NOTÍCIA PÚBLICADA PELO SITE DA PREFEITURA DE POA.
 
 
Um dos maiores eventos culturais da cidade, o Carnaval, foi aberto oficialmente no domingo, dia 22, no Complexo Cultural do Porto Seco. O prefeito em exercício, Mauro Zacher, realizou a entrega a Chave da Cidade para o Rei Momo Fábio Verçosa e soberanas.    
 
Mais de 5 mil pessoas participaram da festa que iniciou com as apresentações das escolas Esporte Dá Samba, União da Vila do IAPI e Imperadores do Samba. O prefeito em exercício falou da alegria em realizar a abertura da festa, elogiando a profissionalização do evento em Porto Alegre. "Estou muito contente porque sabemos o quanto o Carnaval mexe com as comunidades da nossa cidade", destacou Zacher, afirmando que era o ato mais importante dos seus 15 dias como prefeito em exercício.
 
Após os fogos de artifício, o secretário Municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, lembrou do esforço da prefeitura para possibilitar a realização do carnaval, que esteve ameaçado devido à falta do alvará do Corpo dos Bombeiros. "Esse é o carnaval mais importantes da cidade, nunca Porto Alegre correu o risco real de perder essa festa maravilhosa, que envolve todas as comunidades da cidade", desabafou. Conforme Sérgius, na sexta-feira passada, as comunidades envolvidas e os organizadores da festa vibraram com a notícia de que o Complexo do Porto Seco estava apto para realizar o Carnaval.
 
O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de POA e do RS, Antônio Ademir Moraes, o Urso, agradeceu o esforço e parceria da Prefeitura nas questões que envolveram a interdição do local pelo Ministério Público. "Quando soube que o Carnaval seria realizado vibramos muito, era uma vitória da nossa cidade", disse ele.
 
Após a cerimônia de abertura oficial, também se apresentaram as escolas Império da Zona Norte e a Estado Maior da Restinga.
 
A festa é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura em conjunto com a AECPARS (Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do RS). Desde 2 dezembro as festas carnavalescas já ocorrem na capita. Nesse dia, quando se comemora o Dia Nacional do Samba, aconteceu a primeira Descida da Borges, com a presença da campeã do ano passado, Estado Maior da Restinga.