Vila Isabel terá carro sobre a Geral do Grêmio e 'avalanche' no Porto Seco

22/01/2013 15:48

Vila Isabel terá carro sobre a

 

Geral do  Grêmio e 'avalanche' no Porto Seco

 

Samba-enredo da escola fala sobre três dos estádios do Grêmio.
Ao total, quatro carros alegóricos farão a evolução da história gremista.

Jessica MelloDo G1

Carro alegórico em que ficará a torcida Geral ainda está sendo montado (Foto: Jessica Mello/G1)Carro alegórico em que ficará a torcida Geral ainda está sendo montado (Foto: Jessica Mello/G1)

Famosa pelos campos do Brasil afora, a Geral do Grêmio não poderia ficar fora do carnaval criado pela Unidos da Vila Isabel no Grupo Especial de   Porto Alegre.   No samba-enredo que conta a história dos três estádios gremistas, a Baixada, o Olímpico e a Arena, a torcida estará representada em um dos carros alegóricos da escola. Os desfiles do carnaval serão realizados nos dias 8 e 9 de fevereiro, no Porto Seco.

Parte marcante da história recente do clube, integrará o terceiro carro da Vila Isabel, que falará sobre o Estádio Olímpico. Com seus trapos, cânticos de apoio e tradicional avalanche, cerca de 40 pessoas encenarão a torcida do Grêmio na avenida.

Carnavalesco Sandro Rauly mostra as dimensões do carro alegórico que representará o Fortim da Baixada (Foto: Jessica Mello/G1)Carnavalesco Sandro Rauly mostra as dimensões
do carro alegórico que representará o Fortim da
Baixada (Foto: Jessica Mello/G1)

"Nesta semana, o pessoal vai se reunir para ensaiar em cima do próprio carro. Tem toda uma coreografia, vai ficar muito bonito", conta ao G1 o presidente, Cleber Tavares.

Cerca de 1,6 mil componentes da escola se dividirão em 22 alas. De toda a comunidade envolvida com a Vila Isabel apenas três colorados fanáticos, segundo o presidente, optaram por não desfilar em 2013, já que o rival será homenageado no Porto Seco. "Todo mundo aceitou superbem o enredo e abraçou a ideia. O público do carnaval é diferente do público do futebol. Não temos medo de causar a antipatia de ninguém por causa de preferências clubísticas", diz Tavares.

A confiança no enredo é tanta que os investimentos para esse ano aumentaram. A começar pelo tamanho e estrutura dos carros alegóricos, que estão praticamente o dobro de comprimento do ano passado. Chegam a 18 metros por 9 metros de altura. Tudo para dar a dimensão dos grandes estádios e contagiar o público. Entre as vestimentas, a mais cara fica por conta das de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Os trajes são decorados com 1,3 mil penas de faisão e milhares de pedrarias. O custo final gira em torno de R$ 50 mil para o casal. Somente a malha utilizada na roupa do Mestre-Sala custa R$ 980 o metro.

Protótipos das fantasias são feitos dentro do barracão; as finais são feitas em ateliês (Foto: Jessica Mello/G1)Protótipos das fantasias são feitos dentro do barracão; as finais são feitas em ateliês (Foto: Jessica Mello/G1)

Para abrilhantar ainda mais o desfile, a Vila Isabel convidou ícones da história do Grêmio para passarem pela avenida. Entre ex-jogadores, os velhos conhecidos Mazaropi, Tarciso, Danrlei, Dinho e Carlos Miguel. Já outro, é histórico. Milton Kuelle atuou durante as décadas de 1950 e 1960 e foi o único atleta a pisar nos três estádios retratados no enredo da escola. Até o momento, no entanto, nenhum confirmou presença.

Nada que mude o entusiasmo da comunidade carnavalesca. "Esse é um samba que vai pegar na avenida. Tenho certeza", aposta o presidente Cleber. É o que presenciaremos no dia 8 de fevereiro.