Maquete virtual do Complexo Cultural do Porto Seco, onde ocorrem os desfiles As novidades da estrutura do desfile de Carnaval 2012 no Complexo Cultural do Porto Seco foram apresentadas pela Secretaria Municipa

01/02/2012 08:14

 

RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA DE POA

 

Foto: Divulgação/PMPA
Maquete virtual do Complexo Cultural do Porto Seco, onde ocorrem os desfiles

Maquete virtual do Complexo Cultural do Porto Seco, onde ocorrem os desfiles

 

 

 

 

As novidades da estrutura do desfile de Carnaval 2012 no Complexo Cultural do Porto Seco foram apresentadas pela Secretaria Municipal da Cultura nesta terça-feira, 31, na Usina do Gasômetro à imprensa e co-organizadores do evento. O secretário Sergius Gonzaga agradeceu a colaboração do Corpo de Bombeiros no cumprimento das normas de segurança. “Estamos com excelentes condições no momento, mas o fato é que isto custou um esforço enorme e fora de hora, quase comprometendo o andamento normal desta que é a maior festa popular de Porto Alegre. Contudo, reagimos e, a 17 dias do desfile oficial, já estamos com 99% de toda a estrutura do desfile pronta”. As maiores alterações têm relação direta com a melhoria na segurança do evento, seguidas da iluminação, que agora atende o padrão HD (alta definição) para as transmissões de tevê. Foi introduzido também o HC, misto de camarote e arquibancada para personalidades do samba.


A resistência das arquibancadas foi aumentada de 400kg/m2 para 800kg/m2. A medida foi tomada em razão do excesso de público em alguns pontos das arquibancadas no ano passado, causando deformação em alguns dos assentos metálicos. Para evitar excesso de concentração em alguns pontos, também foi introduzida a setorização: quem comprar ingresso para o setor 1 circulará apenas nesse local, que estará dotado de quiosques, sanitários tipo contêiner (com água corrente e luz). Não será possível circular pelos outros setores. O mesmo valerá para os camarotes e frisas. 

Novo fator de segurança é também a limitação no número de saídas: só será possível deixar completamente a área onde está localizado seu setor uma única vez. Isso possibilita ao folião, por exemplo, desfilar por sua escola e depois retornar a seu lugar nas arquibancadas. Não será possível entrar e sair do setor indefinidamente. Ambas as medidas seguem o padrão de segurança dos desfiles do Rio de Janeiro. Todas as formas de ingresso  (ticket de arquibancada, pulseiras para convidados dos camarotes e credenciais de imprensa e convidados ou funcionários do evento) terão chips que permitirão o monitoramento da capacidade de público em cada local via computador. O monitoramento das credenciais e pulseiras se dará por uma rede de receptores-transmissores sem fio (wi-fi) espalhados pelo local. 

HC e Butekão - Outras novidades são a introdução do HC, ou Centro de Hospitalidade, que pode ser descrito como um grande camarote com cinco degraus (de modo a impedir que os espectadores da frente impeçam a visão de quem estiver atrás) e área de 400m2. O local comportará cerca de 350 pessoas, personalidades do samba e convidados da Associação das Escolas de Samba de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars), que co-organiza o evento. O HC estará localizado perto da concentração. Também o bar central mudou: desapareceu o antigo camarote-bar e em seu lugar foi criado o Butekão (nos moldes do Terreirão carioca), onde grupos de pagode e samba se alternarão durante a noite inteira, junto à praça de alimentação. O local terá 1.200m2 e capacidade para 3.000 pessoas. A entrada para o Butekão será paga (o preço deve ficar entre R$ 2,00 e R$ 3,00) e independente: esta área estará isolada das arquibancadas. O entorno foi asfaltado, para maior conforto em caso de chuva. 

Outra grande melhoria do evento está na iluminação, que vai dar plenas condições para a transmissão de tevê em alta definição, ou no padrão HD. Foram instaladas 26 torres, cada uma com 5 refletores com lâmpadas HQI (halógena quartz iodo), com potência de 2000w, resultando numa luminosidade de 1.600 lux na pista. Oito geradores trifásicos terão capacidade instalada de 1600 Kva. A sonorização manterá as melhorias do ano passado, com dois caminhões e vários microfones levando o som da bateria a todas as caixas de som da pista. A medida permite que os espectadores escutem com igual volume a percussão e a voz dos cantores – sem isso os setores mais próximos da bateria escutam menos a voz dos cantores e os setores mais distantes dela escutam apenas os cantores, sem a percussão.

ESTATÍSTICAS

Pista de desfiles
Comprimento: 329 m
Largura total da pista: 16 m
Largura da área de desfile: 12 m

Arquibancadas
Comprimento: 360 m
Altura mínima desde o chão: 1,5 m
Setores: 7
Degraus (por setor): 12
Resistência: 800kg/m2 
Capacidade das arquibancadas: 9.700
Capacidade do HC: 350
Capacidade dos Camarotes: 2.390
Capacidade das Frisas: 800
Capacidade do Butekão (novo bar): 3.000

Ingressos
Quantidade: 38.100 (todas as noites, menos Muamba, inclui Butekão)
Critérios de segurança: Criptografia 2D, Holografia 3D, tinta UV com reagente à luz ultravioleta
Credenciais com chip: 1.930 (todas as noites, menos Muamba)
Pulseiras com chip: 22.330 (todas as noites, menos Muamba, inclui HC)
Expectativa total de público no Complexo do Porto Seco: 270.000 (somando todas as noites)

Acessos
Catracas: 27
Cancelas veiculares: 4
Setores de estacionamento: 3 (Geral, Barracões e Camarotes)

Iluminação
Torres: 26
Refletores: 130 (5/torre)
Potência (individual): 2000w
Tipo de lâmpada: HQI (halógena quartz iodo)
Geradores: 8 trifásicos (4 em stand by)
Potência (somada): 1.600Kva
Luminosidade (pista): 1.600 Lux
Luminosidade (concentração) 1.200 Lux