Alunos participam do Carnaval no Porto Seco

03/03/2011 17:37

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Estudantes de 18 escolas municipais participarão de desfile

Estudantes de 18 escolas municipais participarão de desfile

 

Cerca de 800 integrantes do programa Escola Aberta participarão do desfile oficial do Carnaval de Rua de Porto Alegre, compondo a Escola de Samba Esporte Dá Samba. Também farão parte do grupo integrantes do Centro Social Marista (Cesmar) e da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI), parceiros do programa.

O samba-enredo da escola de samba mirim para este ano tem como tema “A Educação”. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) estará representada no carro abre-alas, intitulado “Cidade Escola”. Com a perspectiva da Cidade Educadora, mostrará programas do órgão como Cidade Escola, Escola Aberta, Centros Musicais, Centros de Dança, Jogos Escolares, Pim Pia, Adote Um Escritor, Capoeira e Colônia de Férias.

Os estudantes do Escola Aberta participam há mais de 3 anos do desfile oficial do Carnaval de Rua de Porto Alegre, sempre em parceria com a Esporte Dá Samba. O desfile dos jovens se inicia às 20h de sábado, 5, abrindo a segunda noite de carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco. No sábado, 26, integrantes de 18 escolas participantes do programa Escola Aberta integraram uma Muamba de Carnaval na quadra da Escola de Samba da Vila do IAPI.

Os jovens que participarão do desfile pertencem às seguintes Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Leocádia Felizardo Prestes, José Loureiro, Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Deputado Marcírio Goulart Loureiro, Migrantes, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Vargas, Vila Monte Cristo, Chico Mendes, Gabriel Obino, Professor Gilberto Jorge, Heitor Villa-Lobos, Governador Ildo Meneghetti, João Antonio Satte, Chapéu do Sol, Campos do Cristal, Moradas da Hípica e Vereador Martim Aranha, esta responsável pela comissão de frente.

Escola Aberta - O programa integra a ação Abrindo Espaços na Cidade que Aprende, da Smed. Criado a partir de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, contribui para a melhoria da qualidade da educação, da inclusão social e da construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania. Depois de implantado em 36 escolas municipais, foi responsável por mudanças na relação comunidade-escola, reduzindo casos de violência e de danos contra o patrimônio público. Oferece atendimento por meio de oficinas e outras ações abertas à comunidade nos finais de semana.

Esporte Dá Samba - Criada em 2005, por iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME), a escola de samba mirim é a maior instituição carnavalesca de Porto Alegre, com cerca de 4 mil crianças. O programa promove a inclusão social pelo esporte e pelo samba, tendo como objetivo a participação de crianças e adolescentes no desfile oficial do Carnaval de Rua de Porto Alegre. Tradicionalmente, a Esporte Dá Samba costuma abrir a segunda noite de desfiles do Carnaval. Entre outros, são parceiros da escola a Smed e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). 

 

FONTE: SITE DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE