Ensaio evidencia favoritas ao título do Carnaval

27/02/2011 11:52

 Nesta semana, serão realizados os últimos retoques para os desfiles no Porto Seco

Ensaio evidencia favoritas ao título do Carnaval, como a Estado Maior da Restinga. Clique aqui e confira mais fotos 
Crédito: Tarsila Pereira

A Muamba Oficial do Carnaval, realizada nas noites de sexta e sábado, possibilitou às escolas de samba do Grupo Especial a chance de aparar as arestas e encontrar o ponto de equilíbrio da evolução para os desfiles que acontecerão nos dias 4 e 5 de março no Complexo Cultural Porto Seco. Cerca de 25 mil pessoas compareceram à passarela do samba nos dois dias para acompanhar a performance das agremiações. O ensaio geral teve samba, gingado e empolgação. Para algumas entidades carnavalescas, evidenciou a necessidade de importantes ajustes. Afinal, neste ano três serão rebaixadas ao Grupo A.

A infraestrutura, a iluminação e o sistema de som passaram no teste, assim como as estruturas implantadas por Brigada Militar, 1° Comando Regional de Bombeiros, Departamento Municipal de Limpeza Urbana e Secretaria Municipal da Saúde. A segunda noite completou a Muamba com o desfile, na ordem, de Império do Sol, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina - atual campeã do Grupo Especial -, Unidos de Vila Isabel, Academia de Samba Puro e Estado Maior da Restinga.

Na segunda noite da Muamba, a Estado Maior da Restinga deixou claro que “não engoliu” a perda dos dois décimos que lhe tiraram o título no Carnaval passado. “Perdemos e, por isso, estamos ajustando para zerar os erros”, afirmou o presidente da escola, Robson Dias, o Preto. A tricolor da zona Sul chegou silenciosa ao Porto Seco, intrigando a plateia, principalmente porque até a bateria, normalmente barulhenta, “estava calada”. Sem alardes, a Tinga fez o melhor desfile da noite e provou que é forte concorrente ao título na disputa de 2011. Levou o maior número de componentes entre as 12 escolas, além de veículos, incluindo ônibus articulados sinalizando a suntuosidade das alegorias que apresentará no desfile oficial. O público saltava das arquibancadas para desfilar com a Tinga, promovendo um grande arrastão na apresentação contagiante e alegre da Tinga que encerrou com chave de ouro a Muamba Oficial.

A passagem da Imperadores do Samba também foi uma festa à parte. A escola cumpriu o que o enredo disse: “o mar vermelho pisa forte na avenida”. Com as arquibancadas lotadas, o público vibrou com a passagem da vermelho e branco. A escola levou centenas de integrantes ao Porto Seco, se credenciando como uma favoritas ao título. Na pista, a preocupação foi grande com a evolução e a divisão das alas.

A campeã do Carnaval 2010, Imperatriz Dona Leopoldina, mostrou disposição para lutar pelo bicampeonato. Em um dos momentos mais inusitados, logo quando começou o ensaio, cerca de 100 integrantes correram por toda a extensão da pista. Assim como a União da Vila do IAPI, a Imperatriz também utilizou veículos à avenida para marcar os espaços das alegorias. Aos moldes da Imperadores, levou grande número de componentes ao ensaio.

A representante de Viamão, Unidos de Vila Isabel, fez uma apresentação técnica, demonstrando disposição de não perder pontos nos quesitos de avaliação. O carnavalesco Sandro Rauly, importado do Rio de Janeiro, onde integra o Departamento de Carnaval da Grande Rio, revelou que a escola “fará um desfile luxuoso”. Segundo ele, todas as alegorias serão coreografadas. As fantasias das baianas foram confeccionadas a partir de 18,4 mil garrafas PET. 

A Império do Sol fez uma apresentação mediana na Muamba Oficial. Com alas não numerosas, a representante do Vale dos Sinos, empolgou o público com o samba-enredo que vai homenagear a trajetória de Onira Pereira, um dos maiores ícones da história do Carnaval de Porto Alegre. Já a performance da Academia Samba Puro sinalizou que muitos problemas precisam ser solucionados até o próximo sábado. Durante a apresentação, os componentes e a plateia foram surpreendidos por uma discussão envolvendo alguns integrantes da bateria e da harmonia musical. O incidente causou constrangimento e prejudicou a evolução. O destaque ficou por conta da performance do mestre-sala Edinho, 16, e da porta-bandeira Rosana, 19 - mais novos do Grupo Especial. A representante da vila Maria da Conceição é a única do grupo a ter uma comissão de frente composta exclusivamente por mulheres.

Ajustes no Porto Seco

A Muamba também serviu para que a organização do Carnaval de Porto Alegre pudesse avaliar as condições de infraestrutura do Complexo Cultural do Porto Seco. Ajustes no sistema de iluminação e na sonorização e as mudanças feitas no espaço do recuo da bateria foram bem recebidas pelas agremiações. “A Muamba foi realizada com 90% das condições ideais para o Carnaval. Ao longo da semana, os outros 10% serão efetivados”, garantiu o coordenador de Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura, Joaquim Lucena.

Nesta semana, serão realizados os últimos retoques antes das duas grandes noites de desfiles, que ocorrerão na sexta-feira e sábado. O primeiro será a pintura da avenida. Além disso, serão instalados mais banheiros públicos. Ao todo serão mais de 170 profissionais da Prefeitura envolvidos na realização do evento, sem contar os funcionários das equipes terceirizadas.

Nas mudanças realizadas no Complexo Cultural, Lucena destacou o recuo da bateria. “Com a iluminação diferenciada e com a rampa, os componentes da bateria terão mais condições de mostrar o seu trabalho”, afirmou o coordenado

 

 

FONTE: CORREIO DO POVO