Prefeitura garante estrutura no Porto Seco para desfiles

03/03/2011 17:35

Foto: Divulgação/PMPA
Novidades na pista e seu entorno garantem mais qualidade ao Carnaval

Novidades na pista e seu entorno garantem mais qualidade ao Carnaval

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Foliões já testaram a estrutura na Muamba, no final de fevereiro

Foliões já testaram a estrutura na Muamba, no final de fevereiro

 

A prefeitura está mobilizada para os desfiles do Carnaval 2011 no Complexo Cultural do Porto Seco, que serão realizados na sexta-feira, 4, sábado, 5, e domingo, 6. Nos dias 4 e 5, entram na passarela as escolas do Grupo Especial. No dia 6, é a vez do Grupo de Acesso pisar na avenida, com entrada gratuita, com retirada de senhas nas bilheterias do Porto Seco. Ainda restam 10.230 ingressos para os desfiles dos dias 4, 5 (Grupo Especial) e 12 (desfile das campeãs) de março. A venda acontecerá nas bilheterias do Porto Seco, nos dias de desfile. 
 
A estrutura do sambódromo da Capital foi repensada para tornar o evento mais funcional em 2011. Após a introdução das frisas (camarotes a céu aberto na altura da pista), compactando o desfile, as alterações agora incluem uma rampa e iluminação especial no recuo da bateria. Outra novidade introduzida é a criação de duas zonas de concentração, como acontece no desfile das escolas do Rio de Janeiro.
 
A ideia da comissão organizadora é oferecer mais conforto para a circulação dos carnavalescos e do público, melhorar a visibilidade do desfile e proporcionar mais liberdade para o trabalho da imprensa. Todos esses participantes vêm sendo ouvidos pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) desde as alterações introduzidas em 2009.
 
A infraestrutura para o desfile das escolas dos grupos Especial e Intermediário custará R$ 1,5 milhão, e a instalação do sistema de energia elétrica custará mais R$ 500 mil. “Duas áreas de concentração, separadas por divisórias, também aliviarão a dispersão. A escola que estiver saindo da pista não encontrará mais pelo caminho a parte final de outra que se prepara para entrar” informa Joaquim Lucena, coordenador de Manifestações Populares da SMC.
 
A rampa com iluminação especial que será instalada no recuo da bateria dará maior visibilidade ao local. Outra melhoria para os camarotes e arquibancadas é a ampliação do bar. Além de mudar de posição, os quatro guichês de pagamento ficarão do lado de fora, facilitando a circulação interna.

O que muda
Frisas (Minicamarotes na pista):
- Onde era: nos dois lados da pista, cem mesas com oito cadeiras cada;
- Onde ficará: no lado direito, não haverá frisas da concentração até o início da zona dos camarotes. Do lado esquerdo, haverá frisas apenas da concentração até o recuo da bateria; num total de 30.

1ª Cabine de Jurados:
- Onde era: bem no começo do desfile;
- Onde ficará: avançará 72 metros;

Posto do Locutor do Evento:
- Onde era: na parte superior, ao lado do camarote da AECPARS;
- Onde ficará: no mesmo nível da pista;

Bar:
- Onde era: na área dos camarotes, lado direito do desfile;
- Onde ficará: próximo da dispersão, ampliado, com quatro guichês de venda no lado externo;

Recuo da Bateria:
- Onde era: em frente dos jurados;
- Onde ficará: no mesmo lugar, agora com rampa para a bateria e iluminação especial;

Concentração:
- Onde era: a pré-concentração e concentração ficavam no mesmo lugar, com as escolas em fila;
- Onde ficará: no mesmo local, duas áreas isoladas por muro, uma ao lado da outra;
- As instalações de Bombeiros, DMLU e Posto de Saúde estão relocalizadas.

Atuação da prefeitura no local:
Fiscalização -
 A fiscalização de ambulantes atuará com duas volantes permanentes nos dias de evento à noite e madrugada. Também será realizado no decorrer desta semana monitoramento no local até o início do Carnaval. O trabalho é realizado em conjunto com a Brigada Militar, com objetivo principal de manter o entorno do Sambódromo livre do comércio clandestino.

Alimentação -
 A Praça de Alimentação tem acesso liberado ao público (aos foliões das arquibancadas e às pessoas que ficam no lado externo do sambódromo. São 18 áreas comerciais, oferecendo, além de bebidas, bancas com os seguintes produtos: Entrevero e pão com linguiça; churrasquinho na chapa; lanches (xis e cachorro quente)/ pastel; sorvete, doces e pizzas; doces e salgados folhados; canja e fritas; carreteiro e a la minuta; e produtos naturais e sucos.
 
Limpeza e banheiros químicos - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) terá 70 servidores em atividade no sambódromo nos dias de Desfiles (4, 5 e 6 de março) e no desfile das campeãs (dia 12). Serão colocados dois contêineres gigantes (28 metros cúbicos) em pontos estratégicos e distribuídos 60 tonéis ao longo do Complexo do Porto Seco para reunir os resíduos que serão retirados por três caminhões. Além disso, haverá um caminhão-guincho e um caminhão-socorro de plantão e mais um caminhão-pipa de sobreaviso. Uma equipe de 20 garis ficará encarregada de varrer a passarela após a passagem de cada Escola de Samba.
 
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente em quatro frentes de atuação no Carnaval 2010 em Porto Alegre: será montado um posto avançado de pronto atendimento junto à pista de desfiles do Porto Seco, contando também com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) controlará e fiscalizará alimentos na praça de alimentação do complexo cultural e a Coordenação das Políticas de DST/Aids, distribuirá camisinhas e informações aos foliões.

Pronto atendimento - A SMS montará e manterá durante todas as noites uma unidade de pronto atendimento (PA) para absorver a demanda local junto à área de desfiles. Terá um efetivo de um médico, um enfermeiro, quatro auxiliares de enfermagem e um funcionário administrativo. Localizado ao lado do posto da Brigada Militar, tem 60 metros quadrados, o dobro em relação à área no carnaval passado, com ar condicionado e salas de atendimento e de observação. Em carnavais passados, o PA resultou em baixa transferência de pacientes para o Pronto Socorro ou Cristo Redentor. Conta com um veículo para serviços administrativos e transporte de pacientes sem comprometimento de vida.

Samu - O Samu estará durante todo o tempo dos desfiles, inclusive na muamba, com uma ambulância com equipamento básico de atendimento, pronta a prestar primeiros socorros e transportar pacientes para locais de atendimento de média e alta complexidade, conforme a necessidade. Atuará integrada à equipe do pronto atendimento, vinculada à central de regulação médica do Samu, que coordena os chamados e deslocamentos das ambulâncias. A equipe que atuará junto à pista de eventos é constituída por motorista e auxiliar de enfermagem.

Ingressos –
 As bilheterias no Complexo Cultural do Proto Seco funcionarão normalmente nos dias de desfiles, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 10,00, com desconto de 50% para idosos acima de 60 anos. Crianças até seis anos não pagam. O desfile do Grupo de Acesso, dia 6, será gratuito.

Trânsito e transporte coletivo - a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibilizou 200 agentes de trânsito para organizar e monitorar o tráfego nas proximidades do Complexo Cultural Porto Seco, na av. Plínio Kroeff, s/n). Bloqueios e desvios poderão ser promovidos para agilizar a fluidez do local. Ações educativas, alertando sobre os perigos de álcool e direção, serão promovidas pelos agentes de educação para o trânsito da EPTC, junto aos foliões. Haverá passe livre na frota de ônibus da cidade a partir da meia-noite de domingo, 6.
O atendimento das linhas de ônibus será reforçado, além da implementação de linhas especiais para o evento, conforme segue:

E10 – Restinga Carnaval (via Lomba) - A partir das 20h20 às 0h20 saindo do terminal da Restinga Nova até a pista de evento. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme a demanda no local.

T6.1 – Transversal 6 Carnaval - Com atendimento a partir das 19h até o final do evento.

633 – Costa e Silva (inclusive madrugada) - Tabela normal com acréscimo de viagens durante a madrugada.

B02 – Leopoldina Aeroporto - Tabela normal com acréscimo de viagem no final da operação para atendimento aos usuários do Trensurb.

E33 – Centro/Evento (via Sertório) - Dois veículos para fazer o deslocamento do centro para o Evento a partir das 16h e três veículos a disposição para fazer o atendimento no final do evento.

Estacionamento – O estacionamento da EPTC, localizado na Av. Plínio Kroeff esquina com a av. 1937 ficará aberto ao público a partir das 18h, até o término dos desfiles. O valor único é R$ 15.

SEGURANÇA - Trezentos e vinte brigadianos farão o policiamento ostensivo e preventivo no Complexo Cultural do Porto Seco. Comandados pelo coronel Paulo Ricardo Quadros, os policiais utilizarão 16 viaturas, tendo à disposição ainda uma equipe do corpo de bombeiros e uma equipe da área de saúde. 

O sistema de segurança será executado em vários níveis:
Nível 1 – a parte externa do Complexo cultural, limitada pelas avenidas Baltazar de Oliveira Garcia, Manoel Elias, Bernardino Silveira Amorim e Bernardino Pastoriza;
Nível 2 – revistas pessoais nas rua de acesso a essa área;
Nível 3 – policiamento ostensivo interno no Complexo nas áreas de alimentação, corredores de circulação e pontos de concentração e dispersão;
Nível 4 – policiamento ostensivo nas áreas externas de concentração e dispersão. 

O posto de comando da Briga Militar terá acesso a todo o sistema de informações da instituição. Cinco câmeras auxiliarão a BM na execução das ações de segurança no Complexo Cultural Porto Seco, área sob a jurisdição do 20º BPM.  

 

FONTE: SITE DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE